terça-feira, 20 de outubro de 2015

Microsoft inicia campanha #EuPossoProgramar para ensinar jovens gratuitamente


Em comemoração à "Semana do Código", a Microsoft resolveu trazer de volta a interessante campanha #EuPossoProgramar. O objetivo da empresa é despertar o interesse por linguagens de programação em crianças e jovens de todo o mundo, principalmente na faixa etária entre 12 e 18 anos, já que estes geralmente possuem uma maior facilidade para aprender conteúdo novo. Ainda assim, caso você não esteja dentro da estimativa da companhia e também deseja participar o acesso pode ser feito sem qualquer problema, bastando que você vá até o site http://www.eupossoprogramar.com e escolha pelos módulos desejados.

Vale notar que tudo é feito da forma mais educativa possível, estando disponível o prático método de blocos utilizado em renomadas faculdades internacionais. Nele você utilizará pequenos fragmentos de código para criar o programa em si, precisando apenas uni-los de acordo com a lógica correta para resolver os desafios propostos. O programa inicialmente está composto em três etapas, sendo a primeira chamada de "Hora do Código", a segunda de "Aprendendo a Programar" e a terceira de "Crie seu Jogo para Kinect".

No primeiro caso você precisará resolver alguns desafios com personagens famosos como Angry Birds, Elsa e Ana de Frozen e o esquilo Scrat de A Era do Gelo, bastando apenas seguir os intuitivos tutoriais para preparar os programas sem grandes problemas. O grande destaque fica por conta da possibilidade de visualizar o código pronto assim que tudo estiver terminado, o que dá uma ideia melhor do que cada ação feita gerou.

Subindo o degrau temos o "Aprendendo a Programar", que consiste em algumas vídeo-aulas que buscam desmistificar a dificuldade que muitas pessoas vêem em programação, demonstrando como tudo pode ser bem mais fácil e intuitivo do que se imagina. Novamente teremos alguns desafios propostos que visam fazer as pessoas praticarem aquilo que aprenderam, já que este é conhecidamente o maior segredo de todos para se tornar um bom programador.

Por último, temos a seção onde as pessoas poderão desenvolver seu próprio jogo voltado para o Kinect, sendo utilizada a linguagem de programação Scratch. Com ela, tudo será feito de forma bastante simples e divertida, permitindo assim que as crianças e jovens possam manter o interesse e aprender ao mesmo tempo, ao contrário do que teriam em aulas massantes e repetitivas.

Fonte: Tudo Celular
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial